Sabe quando você vê uma coisa fica sonhando em ter uma só pra você? Pois bem, foi assim que fiquei quando vi algumas matérias e posts sobre casas feitas com container. Isso mesmo, aquelas estruturas de ferro enormes que servem para carregar produtos em navios.
Esse novo conceito em construção civil já é comun em alguns países da Europa. Em Amsterdã, na Holanda, tem até conjunto residencial para estudantes, que abriga mais de mil jovens. As casas ficam lindas, são menos agressivas ao meio ambiente porque são sustentáveis, e mesmo precisando de um revestimento especial para que ninguém morra tostado dentro dela, é em média 35% mais barata que uma casa tradicional., segundo o arquiteto Danilo Corbas em entrevista ao Jornal da Band, em aril deste ano. Opa, olha aí uma boa opção para os cojuntos residenciais que os governos fazem para a população mais carente. Podia ser, né?
Uma outra vantagem da casa container é o prazo de costrução, ou melhor, montagem. A casa de Corbas, em São Paulo, uma das poucas que existe no Brasil (na verdade a única que eu tenho conhecimento. Aceito informações sobre outras dessas em terras brasileiras) foi montada em tês horas, usando 4 containeres. Maravilha, hein? Nada daquela poeira, milhares de tijolos, fundação e etc que toda construção tradicional exige.
Tomara que a novidade pegue logo por aqui, afinal morar bem, pagando barato e preservando a natureza é um luxo, né? Por enquanto eu vou ficar sonhando, imaginando como ficaria a minha.
fontes: homedit.com
projetocasacontainer.ad7comunicacao.com.br
asarquitetasonline.com
dwell.com
Jornal da Band de 14/02/2012