terça-feira, 25 de setembro de 2012

DIY: Rosas com filtros de café usados

Ontem alterei a foto de capa do meu mural, coloquei a imagem de uma luminária feita com rosas de papel de filtro de café. Para quem gostou e quer aprender a fazer, dá uma olhadinha no passo a passo que eu retirei do Ateliê do Lixo, onde eu encontrei a luminária. Aliás, vale a pena o clique no link, o blog tem coisas bem legais.


PAP do Ateliê do Lixo:

1) Lave o filtro e deixe secar esticado nos azulejos ou na bancada da pia. Se necessário, deixe de molho por 10 minutos para tirar as manchas mais fortes.
.
2) Corte as bordas laterais.
.
3) Corte em três partes e descarte a pontinha. Você vai ficar com duas tiras com cerca de 4,5 cm de largura.
.
4) Corte cada tira em duas.
.
5) Pegue outro filtro, corte as bordas laterais e divida-o em três.
.
6) Em cada uma das três partes, recorte um caracol. Não risque o filtro; o caracol não precisa ficar perfeitamente redondo. Esta tira tem cerca de 1,5cm a 2cm de largura.
.
7) Para uma rosa você vai usar um caracol, uma tira grande e uma tira menor.
.

8) Enrole o caracol conforme mostram as fotos.
.

.
.
9) Arremate com algumas gotas de cola quente.
Este é o miolo da rosa.
.
10) Passe uma linha fina de cola quente na borda da tira menor.
.
11) Feche de modo a fazer um “copinho” sem fundo.
.
12) Amasse as bordas e feche com um pingo de cola quente. Cuidado com os dedos! Essa parte é meio chata de fazer, mas você logo pega o jeito.
.13) Repita a operação com a tira maior.
.
.
.
.
14) As três parte da flor estão prontas; agora é só colar o miolo no copinho menor...
.
15) ...e estes no copinho maior. Pronto!
.
.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Casa nova e pouco dinheiro. A solução é reinventar.

Fazer uma mudança com pouca grana e conseguir dar um charme para a casa nova é bem difícil. Mas com criatividade, um pouquinho de trabalho (para mim na verdade é mais uma distração que trabalho) e vontade dá pra reformar aquele móvel que de tão feinho nem era percebido mais na casa, e deixá-lo com cara de novo e bem bonitinho.

Pois é, eu e o namorido nos mudamos fazem dois dias e sem nenhuma verba extra para dar um toque na casa nova. Então peguei uma fruteira de madeira, da minha antiga casa, que tava largado num canto servindo de apoio para minhas peças de fazer biju, e resolvi dar uma boa melhorada. Dá uma olhada aí se não ficou beeem melhor.

E foi super simples, fiz assim:

1 - Lixei  a madeira para tirar as manchas, um pouco da tinha que havia nela e outras imprefeições
2 - Passei uma mão de tinta acrilex branca (aquela para artesanato)
3 - pintei com a cor que eu queria, verde água, também Acrilex para artesanato. Passei a tinta duas vezes.
4 - Apliquei um papel de presente bem bonitinho e que combina com a cor escolhida para o móvel, na parte lateral da fruteira.
5 - Passei verniz fosco espray.

Prontinho. Super simples de fazer. E aí? Gostou?


   Antes                                               Depois


 

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

DIY: Ideias simples para decorar

Feriadão chegando, nada melhor do que receber amigos em casa para uma farrinha, jantarzinho ou um queijos e vinhos, certo? Mas sempre rola aquela dúvida do que fazer pra deixar a casa mais bonita, aconchegante e receptiva, e nem sempre se tem tempo ou dinheiro disponível para comprar novidades nas lojas de decoração. Então, coloquei algumas dicas bacanas, super simples e fofas que você pode fazer para deixar o ambiental mais agradável e bonito pra receber seus convidados. Dá uma olhadinha e mão na massa.



Luminária com latinha de atum:
Tire a tampa das embalagens, com a ajuda de um abridor de latas, e os rótulos. Embale-as com papel contact, tecido ou outro tipo de papel que queira reaproveitar, como papel de presente velho, por exemplo. Passe o barbante envolta da lata e amarre-o na parte superior. Se quiser mais segurança, faça um pequeno furo na embalagem para passar o barbante e amarrar a ponta que fica no interior da lata. Depois, é só pendurá-las em um cabide e colocar pequenas velas. Essa ideia eu encontrei aqui.










Decoração com garrafa:

Você vai precisar de uma garrafa de vidro, pode ser de vinho, de suco, azeite, a que você preferir, linhas daquelas de tricô, que são mais grossas, sabe? Aquelas de algodão. E cola. Eu uso preferencialmente aquela cola branca específica para fazer biju. Passe a cola aos poucos, começando pela base, e vá enrolando a linha até a parte superior, para cobrir toda a garrafa. O ideal é que você faça sem muita pressa, não demora demais para concluir, mas é bom fazer com calma pra que a linha fique bem colocada. Você pode usar uma cor só de linha ou várias, de acordo com a sua preferência. Super simples de fazer e fica fofo, né? A dica veio daqui.






Vasinho de copo e bola de festa:

Fofíssimo e muito fácil de fazer. Para o vasinho você só precisa de um copo de vidro pequeno, de preferência liso, e bolas de festa infantil. Para montar basta cortar a parte superior da bola, aquela usada para enchê-la. Depois é só vestir o copo, da base para cima e pronto. Para finalizar, se você preferir pode dixar a sobra da bola para fora ou colocar para dentro do copo (como você confere na terceira imagem). Dá uma olhada no passo a passo e veja como é simples. Essa ideia eu peguei aqui.








segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Casa Container: bonita, sustentável e mais barata

Sabe quando você vê uma coisa fica sonhando em ter uma só pra você? Pois bem, foi assim que fiquei quando vi algumas matérias e posts sobre casas feitas com container. Isso mesmo, aquelas estruturas de ferro enormes que servem para carregar produtos em navios.

Esse novo conceito em construção civil já é comun em alguns países da Europa. Em Amsterdã, na Holanda, tem até conjunto residencial para estudantes, que abriga mais de mil jovens. As casas ficam lindas, são menos agressivas ao meio ambiente porque são sustentáveis, e mesmo precisando de um revestimento especial para que ninguém morra tostado dentro dela, é em média 35% mais barata que uma casa tradicional., segundo o arquiteto Danilo Corbas em entrevista ao Jornal da Band, em aril deste ano.  Opa, olha aí uma boa opção para os cojuntos residenciais que os governos fazem para a população mais carente. Podia ser, né?

Uma outra vantagem da casa container é o prazo de costrução, ou melhor, montagem. A casa de Corbas, em São Paulo, uma das poucas que existe no Brasil (na verdade a única que eu tenho conhecimento. Aceito informações sobre outras dessas em terras brasileiras) foi montada em tês horas, usando 4 containeres. Maravilha, hein? Nada daquela poeira, milhares de tijolos, fundação e etc que toda construção tradicional exige.

Tomara que a novidade pegue logo por aqui, afinal morar bem, pagando barato e preservando a natureza é um luxo, né? Por enquanto eu vou ficar sonhando, imaginando como ficaria a minha.


















fontes: homedit.com
           projetocasacontainer.ad7comunicacao.com.br
          asarquitetasonline.com
          dwell.com
          Jornal da Band de 14/02/2012